
Atualizado em 08/06/2022.
Por mais que você conheça bem o seu site e o seu negócio, o investimento em web analytics (análise estatística do site) pode ser muito útil em qualquer momento. Listamos abaixo 10 bons motivos pelos quais você deve investir em uma solução como essa.
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Identificar o que gera mais tráfego.
Descobrir quais sites te enviam mais visitantes e além disso saber se esses visitantes compram ou se interessam por seus produtos ou serviços é muito importante pois isso pode alavancar novas parcerias comerciais e melhorar sua estratégia de divulgação e venda.
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Descobrir quais os produtos / conteúdos /serviços mais procurados.
Você consegue saber quais os produtos têm maiores índices de procura e venda. Mas nem todos tem um e-commerce, certo. O Analytics pode te ajudar a identificar os conteúdos mais visitados, downloads mais realizados e se você tem uma empresa B2B, saber quais são os serviços mais visitados. Contudo, ao saber os produtos / serviços / conteúdos que tem menos procura, você pode avaliar o que vale à pena manter, remodelar ou até mesmo descartar. Lembrando que ao descartar páginas é recomendado que você faça redirect dessas páginas que foram eliminadas para que o seu cliente não fique sem retorno ao chegar no site. Uma boa pedida aqui é direcionar para a home mesmo.
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Observar o desempenho das campanhas.
Veja o desempenho de suas campanhas, reforçando aquelas que te trazem retorno e descartando aquelas que não foram promissoras. Se você tem um e-commerce fica mais fácil calcular o retorno sobre o investimento da campanha. Mas se você tem um B2B, é importante acompanhar se está captando leads qualificados à partir das campanhas.
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Levantar o quanto as vendas online representam para o seu negócio.
Caso você tenha um negócio cuja parte das suas vendas venha do seu site, você poderá medir qual é essa proporção perante as suas vendas globais. Muitos negócios acabam migrando ou concentrando suas vendas on-line depois que descobrem o quanto essa venda traz retorno. O mesmo vale aqui para os negócios B2B, sempre avalie qual é a fatia de percentual de receita que seu negócio tem com o digital e com a força do time de vendas.
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Identificar os visitantes mais interessantes para o negócio.
Você pode descobrir quais grupos de visitantes são mais suscetíveis a se tornarem clientes, assinantes ou membros do seu site e com isso, ajustar seu plano de marketing conforme o seu público, otimizando seus esforços e gastos.
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Analisar clicks dos visitantes.
Ao analisar os clicks e navegação de seus visitantes você poderá mudar o design do seu site e reorganizar suas páginas para torná-las mais acessíveis para quem o visita. Em consequência, você pode melhorar sua taxa de conversão de vendas ou a conversão de um visitante a comprador, assinante ou membro. Lembrando aqui que o clicks precisam ser “etiquetados” (tagueados) com a tag de evento.
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Identificar vendas cruzadas.
Use essas informações para aumentar as vendas para o mesmo cliente sugerindo a compra de outros produtos complementares ou similares. Amazon é o melhor exemplo dessa prática quando o site recomenda produtos associados ao que o cliente está comprando por saber que essas associações tem bons apelos de venda.
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Identificar conteúdos que geram visitas no site.
Você consegue determinar o efeito da adição de novos conteúdos para o site. Se o novo conteúdo adicionado faz com que os visitantes permaneçam em seu site por mais tempo e/ou aumenta suas taxas de conversão, parabéns! Se o novo conteúdo tem o efeito oposto, volte ao que era antes.
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Acompanhar as palavras-chave.
Você pode acompanhar as palavras-chave que os visitantes buscam quando vão para o seu site ou quando já estão no seu site. Isso vai gerar ideias para você desenvolver novas linhas de produtos, serviços ou conteúdo com base nesse conteúdo.
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Encontrar erros em seu site.
Com esta informação em mãos, você pode erradicar erros que possam comprometer a experiência de uso do site por parte de seus clientes, tais como links quebrados e páginas que não existem mais. Os erros no site podem ser mapeados através de tag de evento (que pode registrar quando um erro acontece), mas você pode observar a taxa de rejeição (bounce rate) para dispositivos e navegadores.