Seu site e uma loja de departamento.

Atualizado em 08/06/2022.

Imagine você na porta de uma loja de departamento. Ao entrar na loja, você já sabe o quer e se dirige para a sessão onde está e procura pelo artigo da compra. Na internet não é muito diferente, um usuário que acabou de entrar no seu site (seja pela home ou por qualquer outra página) pode procurar por um assunto, um arquivo para download ou produto para comprar, certo? O que você precisa ter em mente é organizar e agrupar páginas, conteúdos ou produtos à venda, de forma que faça sentido para quem está entrando.

A dificuldade nesse caso é pensar com a cabeça de quem está visitando o seu site e dessa forma conseguir proporcionar uma melhor experiência de navegação, consumo de conteúdo e até mesmo download e compra de um produto. O ponto que é por vivenciarmos intensamente o site do nosso ponto de vista, acabamos por esquecer que o pensamento do cliente é diferente e precisamos, a todo momento, se colocar no lugar dele. O seu visitante não pensa da mesma forma que você. Aí você se pergunta: como posso organizar meu site de forma que o visitante localize facilmente o que estou vendendo ou divulgando?

Tecnicamente é possível descobrir quais páginas o seu usuário visitou, quais palavras ele utilizou na busca para chegar no seu site. É para isso que utilizamos ferramentas de analytics e SEO para coletar essas informações. Elas vão nos guiar a construir uma experiência muito melhor.

Uma etiqueta faz toda diferença.

Para ajudar você a entender melhor isso, vamos voltar na loja de departamento. Imagine que você vai escolher uma roupa uma das primeiras coisas que fazemos é o olhar etiqueta da roupa pra saber o tamanho e também o preço, certo? Nesta etiqueta, mais do que ter informações sobre a roupa, ela também ajuda a loja a controlar o estoque. Porém ela só é utilizada no momento da compra.

Na internet, temos a possibilidade de colocar uma etiqueta em cada página, dessa forma,  podemos registrar quantas vezes aquela página foi vista, se colocamos uma etiqueta para o processo de busca, conseguimos registrar quais foram as palavras digitadas pelo usuário para chegar no seu site e uma vez dentro do seu site, que palavras utilizou para  encontrar algum produto ou assunto. Esse processo de etiquetar o site é chamado tecnicamente de tagueamento (vem da palavra tag – que significa etiqueta). Depois que as páginas e buscas são registradas é necessário fazer uma análise para interpretar todos esses dados e o que eles significam. Esse processo de análise é que chamamos Analytics.

No momento da sua compra na loja de departamentos, se você fizer o cadastro,  a loja vai saber seus dados pessoais e seu perfil de compra. No momento de taguear um site também conseguimos coletar alguns dados referente ao perfil  de comportamento de navegação, palavras buscadas, forma de acesso ao site e origem dos seus visitantes. Através da navegação por redes sociais e buscas, o Google também consegue deduzir a faixa etária, gênero e gostos pessoais. Munido de todas essas informações, você não só saberá que produtos ou assuntos mais tem procura, como poderá organizar seu site e publicar novos conteúdos de acordo com que seu público procura.

Similar Posts

2 Comments

    1. Como o tagueamento é algo bem técnico, utilizamos analogias com o mundo não digital para ajudar as pessoas à compreender como isso é feito. Obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.