O que é Analytics

Vamos te ajudar a entender…

Segundo o Oxford, Analytics é uma análise computacional de dados/estatísticas ou uma informação resultante de uma análise sistêmica de dados/estatísticas.

Com a evolução da tecnologia e consequentemente da internet, obter dados do seu negócio e fazer as análises corretas, se tornou um ponto importante na gestão uma vez que atualmente os negócios não se sustentam se não existirem informações que auxiliem a tomada de decisão. Por isso é que o termo analytics se tornou mais frequente.

Com a internet surge o termo Web Analytics como um processo de medição, coleta, análise e comunicação de dados de Internet para o fins de compreensão e otimizar o uso de um site ou aplicativo. Atualmente fala-se mais em Digital Analytics, vamos mostrar duas definições:

  • A Digital Analytics Association, fundada em 2004, diz que digital analytics é uma ciência de análise usando dados para entender padrão históricos com um olho para melhorar o desempenho e prever o futuro. E neste caso os dados podem estar no seu site, app ou nas redes sociais.
  • Um dos experts da Google, Avinash Kaushik, diz que digital analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos do seu site para impulsionar melhoria contínua da experiência on-line de seus clientes.

Mas em termos práticos, como eu utilizo esses dados para tomar decisões?

É importante dizer que é recomendado um planejamento para capturar os dados com base no momento em que está o seu negócio e as suas queixas. Fazendo uma analogia…é como se você fosse ao médico dizendo que está com dor de cabeça e ele te pede um exame de esteira, como os dados gerados no exame da esteira vão ajudá-lo a entender as causas da sua dor?

Como fazer um Planejamento em 3 etapas?

  1. Definir os requisitos do seu negócio, suas metas ou até mesmo atacar as “dores” que o seu site/app ou blog apresentam.
  2. Com base nos requisitos, definir quais são as ações a serem feitas para capturar os dados
  3. Definir quais são os objetivos dessas ações e quais são os indicadores que serão acompanhados.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.